4 de maio de 2010

A Hora certa

Estava eu ajudando o filho a fazer a famigerada tarefa de casa, procurando figuras em revista velhas quando encontrei uma matéria interessante na revista Veja sobre a hora certa para certos acontecimentos com os pequenos.

Comer Sozinha: 6 meses já pode comer sozinha pedaços de frutas moles, como banana e mamão (claro com olho grudado nela).
1 ano já pode tentar usar a colherzinha.

Usar o copinho: 1 ano.

Largar a abençoada chupeta: até 2 anos.

Desfralde: 2 a 4 anos. A própria criança dará sinais que está pronta. Nunca force mamãe!

O primeiro fast-food: (hein?) A partir de 3 anos. Doces frituras das festinhas após 1 ano.
Mas com bom senso por favor...

Escovar os dentes sozinho: A partir de 4 anos com supervisão. Cuidado com o excesso de fluor. Converse com o dentista do seu filho.


Tomar banho sozinha: A partir de 6 anos. Antes disso o baixinho até sabe se banhar, mas lavar direito as partes baixa por exemplo ou a orelha antes disso não rola.

Dormir na casa do amiguinho: a partir de 6 anos. Claro que a maturidade e independência é de cada um. Mas o básico é: sabe escovar os dentes e tomar banho direitinho sozinho?


Navegar na internet: a partir de 6 anos com supervisão.


Ganhar um celular: a partir de 10 anos. E por favor mãe! Ensina a ele a onde usar e como usar para não ficar atrapalhando a aula né?


Receber mesada: a partir de 6 anos (semanal) e 14 anos (mensal). "Mesada não é um prêmio, é um instrumento de educação".


Ir sozinho para escola: entre 13 e 14 anos.
Eu comecei a ir sozinha com 7 anos. Mas infelizmente os tempos são outros...


Matéria completa na Revista Veja de 21 de abril de 2010, páginas 124 e 125.

13 comentários:

Iara Regina disse...

Amiga, que que vc estão bem.
Amei para mim é super interessante saber essas reguas básicas e claro toda mãe. É bom que os pequenos não ficam tão precosse.

Bjus do Ian e Duda

Paty disse...

Adorei!
Vou tentar seguir essas regrinhas com meu filhote (largar a chupeta aos 2 anos,vai ser difícil)rs...


Beijocas!

Olavo disse...

tenho muito que esperar rs
Beijos

Bianca disse...

Eu também ia a escola sozinha com 7 anos... Mas é como tu disse, outros tempos! Agora, fast food com 3 anos não dá né?! :)
beijos!!!

Kcal disse...

Ó; pra os meus eu já larguei de mão bem cedo.
Aos 8 meses eu já entregava tudo pra eles se virarem sozinhos; mó melação!

Lia disse...

Copinho é um ano pra usar sozinho, né? Porque desde recém-nascido, quando necessário complemento de leite, é melhor oferecer no copinho.

Ana disse...

Iara Obrigada!
Concordo, certas coisa não se tem necessidade de adiantar né?

Paty as vezes não me amiga!Muitas vezes os pequenos nos surpreendem!

Olavo mas sua hora vai chegar.kkk

Bianca tb acho que não. Mas é que chega uma hora que fica dificil segurar a curiosidade sobre as caxinhas com brinquedinhos do McD. Mas o quanto puder evitar melhor né?

Kcal minha colega, eu não tenho essa paciencia tua não! Prefiro esperar o tempo certo para me estressar menos :P

Lia com certeza é melhor o copinho desde cedo. Mas esse foi um dos meu pecado. Ofereci na mamadeira mesmo. Depois rebolei para ensinar usar o copo. Paguei pelo erro. Rs

Paty disse...

Ai amiga,

Eu fiz alguma coisa errada? Pergunto isso pq vc era minha comentarista nº1 rs...no entanto,lendo alguns blogs agora pouco, vi vc em alguns...e nada de aparecer no meu cantinho. Sei lá, eu sou assim mesmo encucada rs...

Beijocas!

Ana disse...

Paty, se vc fez alguma coisa errada?
Fez sim!
Nunca me mandou uma cocada baiana pelo sedex. Desaforo isso!
kkkk

Paty disse...

Hummm...tá certo então.
Mais não vai ficar "metida" agora e esquecer da gente hein?? O Henrique vai saber disso quando crescer e ler hahahahah..
E manda o endereço q eu mando a cocada rs...

Beijocas!

Cynthia Santos disse...

Hum, na minha evolução como mãe (lembrei de pokémon...ahuahuauha), eu aprendi uma coisa: tudo tem o tempo certo de acontecer... então eu simplesmente vou deixando, quando percebo que ele está apto pra isso ou aquilo e que ele mesmo procura, pede ou simplesmente faz (jogou o lixo no lixo sozinho, outro dia, acredita??), eu começo a incentivar.
Beijo grande!!!

Carolina Rodrigues disse...

Adoreiiiii... vou ate arkiva aki pra quando eu me esquecer e tiver duvidas.rs.r.sbjux feliz dia das maes!!!

Sandra disse...

MUITAS VEZES ENCONTRAMOS COISAS BEM INTERESSANTES, NESSAS HORAS.
MEUS MIMOS http://sandraandrade7.blogspot.com/
TEM CARINHO PARA TODAS AS MÃES...
TEM NA INTERAÇÃO DE AMIGOS UM
http://sandrarandrade.7blogspot.com PRESENTE PARA VC.
FELIZ DIA DAS MÃES.
CARINHOSAMENTE.
SANDRA

DESCULPE MINHA AUSENCIA.MAS NÃO FOI POSSIVEL VIR ANTES. ESTAVA TAMBÉM COM SAUDADES DE VC.
TENHO QUE DIVIDIR MEU TEMPO EM MIL.
MAS OS AMIGOS MORAM DENTRO DO MEU CORAÇÃO E PENSAMENTO. POR ISSO JAMAIS SERÃO ESQUECIDOS. PASSE O TEMPO, PASSA AS HORAS. MAS VC ESTARÁ COMIGO..MINHAS LEMBRANÇAS SEMPRE ME REPORTAM ATÉ VC. OS HORIZONTES SÃO GRANDES, MAS O AMOR ENCURTA ESTA DISTANCIA.
UM GRANDE ABRAÇO.
SANDRA

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Premium Wordpress Themes