23 de outubro de 2011

Catapora mesmo vacinado?

É nóis estreiando as chamadas doenças infantis!
Tá pensando que ser mãe é só alimentar e limpar a bunda? Ahã.
Filhote foi vacinado contra a Varicela com 1 ano de idade.
Fomos no PS ontem para verificar o que eram aquelas bolinhas coçando que surgiram na noite de sexta. 
Catapora mãe!
Muito estranho ficar no setor de isolamento do hospital. Kkkk

Mas como pode isso?
Pode sim! Mesmo vacinado a criança pode vir a ter, mas de maneira bem mais branda.
Por isso é importante dar a segunda dose da vacina. 
Para corta esse possibilidade de contágio.
Tava planejado dar a segunda dose esse mês mas devido a sequência de "ites" tomando antibióticos, foi adiada para só quando melhorasse. 
Melhorou, íamos dar então semana que vem.
Há! Ela chegou primeiro.

Mas meninas ainda sim valeu a pena!
Não está nem de perto da catapora normal.
Não tem febre, somente com algumas bolinhas pequenas no pescoço, costas e barriga.


Até mesmo a coceira não é intensa. 
Mesmo assim a médica receitou um antialérgico especifico para evitar inflamações e banho com sabonete antibacteriano.
Então, nem coceira tem.
Podemos facilmente confundir com uma alergia. 
Por isso mães levem sempre ao médico mesmo que não tenha febre.
Não vai para escola, nem sair de casa para não ser o semeador da varicela por aí.

Eu tive catapora e me lembro muito bem.
Sofri com bolhas pelo corpo todo que coçavam até virar feridas.
Não dormia direito, não comia, febre intensa.

A médica me contou que é o dia todo chegando criança com catapora e que o Lucas era o mais brando que ela tinha visto até aquele momento e o motivo é a vacina.
Duas crianças estavam internadas devido a gravidade da doença nesse hospital.
É justamente nessa época de final de inverno e chegada da primavera que esse vírus reina.

Catapora não é doença só de criança. 
No adulto pode ter complicações sérias e fatais.
Marido não teve. 
Então a médica orientou tomar a vacina pois até 72 horas em contato com o vírus pode ter chances de amenizar os sintomas e até mesmo evitar. 
Ele foi correndo para clinica. Rs

Sei que existe um projeto para incluir a vacinação para Varicela no calendário oficial do Governo mas não tenho certeza se já está disponível para todos no posto de saúde.
Por aqui custa R$150,00 cada dose na clinica particular.
1º dose a partir de 1 ano.
Reforço entre 4 e 6 anos.

26 comentários:

Micheli disse...

Oi, Ana!
Meu sobrinho teve mesmo meses depois de vacinar. Pegou mais leve também, mas já vi mães contarem que o filho pegou forte igual do mesmo jeito. Essa época dá epidemia mesmo.
Eu tive já com 14 anos - nunca tinha tido nenhuma doença de criança, mesmo com os primos perto e vizinhos tendo pego vários vírus diferentes. Quando peguei, cheguei no hospital assim, com elabem branda. O médico louco me mandou para a aula, acredita? Mas minha ex-madrasta, professora da rede pública, disse que não podia.
E estava certa. No segundo dia começou a sair bolinha pelo corpo todo e sofri demais por quinze dias, com bolinhas até na garganta e gengivas. Quanto mais tarde se pega, pior. Ainda bem que seu marido foi tomar a vacina. Antigamente não existia.
A Clara foi vacinada e a segunda dose agora só com quatro anos.
Adorei o seu post, muito informativo.
Melhoras para o pequeno!
Beijos!

Su Souza disse...

Eu tive dessa catapora com 12 anos rs, chamavem de catapora louca pq ser espalhada assim, uma aqui outra lá!
Davi vai tomar semana q vêm a 1°dose, e minha mãe me falou sobre isso q tu disseste mesmo com a vacina pode ter, só que mais fraca!
Adorei o post e as informações!
Beiju
Adorei o blog!!!

Vanessa disse...

O meu completou 4 aninhos mes passado, vou vacinar a segunda dose agora antes que apareça a dita por aqui. Valeu a lembrança

bjs

Fabiana Alvim disse...

Olha, não confirmo essa informação de que depois da segunda dose não pega... e nem a de que pós vacina os sintomas ficam mais brandos. Eu acompanhei o caso de 3 crianças conhecidas que tomaram as duas doses da vacina, pegaram catapora mesmo assim e sofreram MUITO! Aqui em casa ninguém tomou a vacina e quando elas pegaram foi muuuuuuuito tranquilo também. Sou adepta da homeopatia então elas só tomaram um remedinho homeopático para aliviar a coceira (qual mal apareceu por aqui também). Ou seja, pra mim a vacina não funciona em nada (por isso não dou) e a intensidade dos sintomas depende da sorte do indivíduo (ou da variação do vírus... sei lá).
Melhoras por aí!!

PS: O mais difícil é manter as crianças isoladas por 2 semanas... uó!

Beijos

Ana disse...

@Fabiana Alvim @Fabiana Alvim antes de dar a vacina é necessário verificar se a clinica o posto de saúde mantem elas adequadamente refrigerado, e se tem gerador próprio. E não é só perguntar, tem que pedir para olhar, isso é direito nosso. Em caso de falta de luz as vacinas só podem ficar sem refrigeração por 30 minutos. Mais que isso ela se torna inutil. Aí realmente não vai valer de nada. E ainda tem que pedir a caixa da vacina e ver a validade. Sempre levo o Lucas para tomar no mesmo lugar que confio. Então se a vacina não fez efeito nenhum de proteção algo tava errado.
Se vacina não valesse em nada a Varíola não tinha sido erradicada, nem a paralisia infantil controlada não é?
Obrigada pelos desejos de melhoras!
Beijos!

Di disse...

Ai Ana, olha, aqui a dita cuja bateu tao forte que durante todos os dias que durou eu me culpei por nao ter dado a vacina.
No nosso caso, o que me impressionou foi que desde os primeiros sintomas, de resfriado, eu sabia que dessa vez era algo mais serio. Coisa de mae, ne?
Olha por esse angulo, agora que pegou, ta imunizado ^^ nao precisa mais da segunda dose da vacina...

Ana disse...

@Di é verdade! A médica me disse: "agora não precisa dar mais a segunda dose" Well, fazer o que né? Kkk Beijão! Bom de ter aqui :)

Mi Satake disse...

Oie!
Ana, lembro tb da minha catapora. Até na boca saiu, no couro cabeludo, um horror...
A vacina vale msm, né? Olhando as fotinhos q vc postou, não dá pra identificar como catapora. Valeu essa dica de ouro!

Bjão e bom domingo

Chris Ferreira disse...

Oi Ana,
espero qu efique lo bom. Aqui não tivemos nenhuma dessas doenças até o momento. A vacinação está fazendo efeito.

Quanto a alimentação, eu também não tive essa orientação na minha época. Na verdade, na minha época o bonito era criança bem gordinha. Aí sim achavam que era saudável, bem alimentada, forte, etc...
Bom estou fazendo diferente com as minhas filhas espero que dê bons resultados.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Vivian disse...

Está um surto mesmo né, Ana! Gá foi vacinado tbm, depois que completou um ano. E até uns dias, achava que ele estava imune com a vacina. Mas, pelo menos ameniza os sintomas.
Melhoras para o Lucas!
Bjos

Cynthia Santos disse...

Afe!
Só uma palavra: PQP!
Que meu sobrinho melhore logo... (até eu, que curto frio, to pedindo pro sol voltar a reinar...afe)

Marina Fiuza disse...

Menina, eu super esqueci do reforço e a minha já fez sete anos! Será que adianta dar agora? AMANHÃ vou ver isso. Thanks!

Muito Criança disse...

Caramba Ana mesmo de vacinado.
Que coisa: sabe que sempre que MC tomava as vacinas eu sentia um certo alivio. Confiava nelas.
E bom saber que nem sempre resolve. Vichi!

Misturação - Ana Karla disse...

Entendido Ana, mesmo tendo vacinado a catapora pode se manisfestar, só que mais leve.
Menos mal.
Preciso inclusive, atualizar as cadernetas de vacina dos meus.
Valeu!
Xeros

Li disse...

Tadinho! Melhoras para ele! Ainda bem que não veio tão forte, melhor assim... Mas que dá dó, isso dá!!!
Ah! Maridão que se cuide, hein!!!

Beijos a todos!

Lívia.

Tati Schiavini disse...

Ai tadinho... isso incomoda um tanto, viu.
Eu tenho uma marca no rosto até hoje, duma dessas bolinhas que me acabei de coçar...rs.
Melhoras e força aí!

Rose disse...

Oieee Aninha!!!
Menina agora q li seu post.....graças a Deus q não é daquelas q da a febre e de grau elevado né?!Isso judia da criança....
Quanto ao post anterior...parabens pela parceria....bjokinhas

Tatiana Bonotto Cake Designer disse...

Olá querida!!!

Venho convidar, para mais um SORTEIO no meu blog, será de BRIGADEIROS GOURMET...

Espero você lá!!!

LINK: http://tatidesignercake.blogspot.com/2011/10/sorteio-brigadeiro-gourmet.html


www.tatidesignercake.blogspot.com

selma pereira disse...

Oi Ana...sabe que não vacinei o Pedro contra catapora, esqueci e faz tempo que o pediatra indicou. Que relaxo, estou com a conciência pesada agora.

Vou ver com o pediatra e vacina-lô o quanto antes.

Que bom que no Lucas veio bem suave, tomara que melhore logo, pois criança ficar de "molho" é uma judiação mesmo.

Bjs.
Selma

Nine disse...

Oi, Ana!
Quando dei a primeira dose da vacina da varicela na Ísis, ela teve a ditacuja, bem branda, mas teve...afe!
Melhoras para o filhote e dá-lhe sorvete, hehe
Beijos,
Nine

* Rê * disse...

eu nao sabia dessa nao!
Eu heim!!!
aproveita pra ficar em casaa!!! kkkkkk

Marusia disse...

Oi, Ana,
quando eu era pequena, não tinha vacina, peguei "de verdade"... Mas minha mãe dava banho na gente com uma bacia de calêndula (faz na farmácia homeopática).
A vacina vale a pena, sim.
Espero que já esteja tudo bem!
Beijo!
Marusia

Luma Rosa disse...

Ana, destas doenças da infância tive sarampo e minha mãe quase enlouqueceu, porque foram seus 3 filhos juntos!
Meu filho teve herpes zoster, uma reativação do vírus da varicela, apesar dele ter sido vacinado corretamente. É um vírus latente que se manifesta quando a imunidade caí (oportunismo) e ainda bem que seu filho foi dignosticado em tempo, pois a neuralgia pode perdurar por até 20 anos.
Boa semana!! Beijus,

Claudia disse...

Ano passado, nesta mesma epoca, os dois anjos daqui pegaram. Os dois tinham tomado a vacina.
A Lê pegou na semana do seu aniversário :(
Eu tive com 15 anos e quase morri de tanta catapora que saiu...a deles foi bem branda.
Anjinho ficou bom aí?
Mande noticias quando puder, ta?
Bjks mil

Amacena adeilza,macena disse...

meu filho de 4 anos pegou catapora mesmo tendo tomado as duas dozes da vacina tedo 3 dias de febre alta 39 graus e deu tão forte que ate na boca e na lingua nesceu o corpo ficou cheio não acredito muito nessas vacina

Amacena adeilza,macena disse...

meu filho de 4 anos pegou catapora mesmo tendo tomado as duas dozes da vacina tedo 3 dias de febre alta 39 graus e deu tão forte que ate na boca e na lingua nesceu o corpo ficou cheio não acredito muito nessas vacina

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Premium Wordpress Themes