23 de maio de 2012

A cirurgia

Filhote dia 8 desse mês fez a operação de adenoide e amígdalas.
Vou contar aqui como foram os procedimentos e como foi a cirurgia para as mães terem um relato e tirar algumas dúvidas caso precise.

Antes de marcar a data da cirurgia foi feito um eletrocardiograma, hemograma completo e o TAP (exame para saber o tempo de coagulação).

Tudo normal com o filhote então foi marcada a cirurgia com a otorrinolaringologista.
Ela sugeriu fazer a avaliação pré-anestésica no hospital alguns dias antes.
Considero essa conversa com o anestesista muito importante, pois além dele fazer um relatório geral da saúde da criança a mãe pode tirar todas as suas dúvidas sobre a anestesia geral.
E já sabemos previamente todo passo-a-passo trazendo mais tranquilidade.

Na véspera a criança deve ficar 8 horas de jejum, inclusive água.

Na UTI antes de receber a anestesia geral ele recebeu um medicamento vaporizado para dormir, como se fosse uma nebulização.
Ele mesmo segurou para aspirar e batendo papo com o anestesista foi fechando os olhinhos e ..... Zzzzzzzzzz. Rs.

A cirurgia não demorou mais que 40 minutos.
As amígdalas foram retiradas.
A adenoide foi apenas raspada o excesso.
Ficou decido previdamente mantê-la mesmo sobre o risco dela inchar novamente para não ser retirado dois importantes meios de defesa do organismo.
Foi retirado também carnes esponjosas que tinha na parte interna do nariz.

O processo de acordar demorou um pouco, o que é normal.
Quando se verificou que estava tudo bem ele foi para o quarto.
Lucas teve essa volta da anestesia de maneira tranquila, mas pode acontecer da criança ter reações mais fortes, agitada, assustada.

Mesmo sentindo um mal estar ele já saiu da sala de cirurgia falando.
Confuso, sem saber o que estava sentindo (efeito da anestesia geral) ficou choroso, manhoso, mas sem sentir dor.
Do nariz saia um pouquinho de sangue mas logo parou e conseguir limpar com um algodão.
A enfermeira me informou que ele iria dormir e acordar várias vezes e que era normal.
E assim foi.

Se a cirurgia tivesse sido somente na adenoide ele poderia voltar para casa no mesmo dia.
Mas devido as ex-amígdalas a médica tem por procedimento deixar a criança internada por uma noite para ficar em observação. Pode acontecer de ter alguma reação, febre ou sangramento.

Na hora do almoço recebeu um creme de abóbora frio delicioso (eca!), e paracetamol.
Muita calma nessa hora, muita paciência porque você terá que convencer a criança a tomar o horrivel creme e tomar um suco.
Uma colherada aqui outra ali, a cada reclamação de dor eu parava tudo e tentava distrair.
Após 1 hora e meia cumpri a primeira a tarefa.

A tarde o efeito da cirurgia já tinha passado, não sentia mais nenhum mal estar.
Ele só sentia um pouco de dor ao engolir.
Mesmo assim jantou uma tigela de creme de batata (esse tava melhor) e um copo de suco.
Enfermeira orientou oferecer sorvete o dia todo pois o gelado além de anestesiar, ajuda na cicatrização.
Na hora do sorvete ele não reclamava nem um pouco. Rs

A noite a enfermeira mediu a temperatura, sem febre, filhote dormiu bem, tranquilo e já notei a diferença na sua respiração.
Na manhã seguinte recebeu alta.
A médica receitou antibiótico, paracetamol, remédio para descongestionar o nariz e lavar o nariz com soro fisiológico.

Orientações pós operatório:
No 1º ao 3º dia só podia se alimentar de alimentos pastosos e frio.
4º ao 6º dia alimentos pastosos na temperatura ambiente ou morna.
Após ir oferecendo de acordo com a aceitação.
Evitar por 20 dias alimentos gordurosos e carne de porco.

Repouso por 3 dias em casa, sem muita visita.
Evitar atividade física por 7 dias.

No terceiro dia não precisei mais dar o paracetamol pois ele não sentia mais dor ao engolir.
No 7º dia ele já passou a comer normalmente e voltou para escola.
Sua garganta só tinha algumas placas brancas e escuras normal da cicatrização.

Hoje com duas semanas não dá nem para perceber que foi feito alguma coisa na garganta.
O nariz só ficou saindo um pouco de secreção por uns 4 dias.

Mas calma!
Cada um é cada um.
Cada caso é um caso.
Levamos um ano para tomar essa decisão, passamos por alergista, pediatra, homeopata, otorriono, exames, rx, colhendo opiniões, diagnósticos.

Ou seja, tem que pesar na balança porque tanto a adenoide quanto as amígdalas são importantes para a defesa do organismo.
Quando elas trazem mais problemas que ajuda aí é a hora de pensar na operação.
E mesmo sendo uma cirurgia simples pode ter como qualquer outra cirurgia complicações.
Fora a anestesia geral...

E é comum mães acharem que operar vai curar crises alérgicas.
Retirar a adenoide infelizmente não curar a rinite e outras "ites".
Dará mais qualidade de vida com certeza mas ainda tem que se tratar com alergista, fazer o controle.

Se a criança após a cirurgia ainda continuar respirando pela boca é preciso procurar uma boa fonoaudióloga para ensinar a voltar a respirar pelo nariz.

Lucas não conseguia respirar pelo nariz por causa da adenoide enorme de inchada.
E esse ano as amígdalas também incharam tanto que dobraram para trás.
O fato de respirar pela boca causou vários problemas:

- Na arcada dentária afundou o palato, entortando os dentes.
Terá que colocar uma placa corretiva futuramente para abrir esse palato.

- Seu peso, sua altura sempre estiveram no limite minimo da normalidade.

- Falar e respirar pela boca causou flacidez da língua, região em volta da boca rígidos.
Isso acarreta problemas na fala, não conseguindo pronunciar alguns fonemas corretamente.

- A noite engasgava com a saliva tentando respirar pela boca o que causa no minimo desespero porque a gente tem a impressão que irá morrer sufocado. Chegava a ter apneia.

- Passava o dia bocejando, cansado, sonolento pois a qualidade de sono era ruim, muito agitado a noite toda. Com isso prejudicava também o rendimento escolar.

- Tinha infecções na garganta, ouvido, sinusites.
Chegou a tomar 3 antibióticos diferente em sequência para combater a última infecção que teve.

Logo após a cirurgia dava para notar a respiração sem ruídos, sono sem ronco.
Chega da escola mais disposto, sem mostrar cansaço excessivo.
A sua voz mudou, não está mais anasalada.
A professora dele ficou surpresa da mudança repentina.
Antes ela tinha dificuldade em entender certas palavras, agora entende tudo que ele fala sem esforço.
Agora ele sente cheiros e o paladar melhorou.

Para outras coisa as mudança vão vir com o tempo, mas com certeza será para melhor.
Afinal como dizem os médicos: "É mais feliz quem respira pelo nariz!"  :)

26 comentários:

✿ chica disse...

Que bom que já passou e que etão indo para o normal as coisas,né?Fiquem bem! beijos,chica

Di disse...

Que bom que foi tudo bem!

Minha cirurgia de amídalas foi a primeira cirurgia que fiz e lembro bem desse negocio de comer sorvete a vontade, nham! Na época meu estado era tão grave que o médico me operou mesmo em estado febril.
Tenho certeza que agora tudo ai sera melhor pra vocês todos, em especial pro filhote! Um novo mundo, sem duvida!
bjs
Di

Dani disse...

Ana, diante de tudo o que vc relatou foi a decisão mais acertada. A vida dele já começou a melhorar...

E que mocinho ele. Retirei as minhas amígdalas aos 19 e quase morri quando saí do centro cirúrgico. Arde muito!!! Antes tinha feito septoplastia, retirada dos cornetos pra melhorar minhas crises de sinusite. E posso dizer que minha vida melhorou 90%.

Que seu filhote fique bem.

Beijo

Mamãe Aline disse...

Oi Ana, tudo bem?
Nossa, não sabia que a adenoide e as amigdalas causavam tantos prejuízos. Sempre achei que fosse apenas infecções constantes de garganta e dificuldades em respirar.
E quant aqualidade em apenas duas semanas o Lucas ja teve, heim? Prova que vocÊs tomaram a decisão certa em operar.
Beijos

Mari Hessel disse...

Oi Ana!
Fiquei feliz com a notícia de que a cirurgia do Lucas foi bem sucedida, e que também já apresenta muitos resultados positivos!

beijinhos pra vocês

Mari - http://mariepe.blogspot.com

Aninha disse...

Xara, eu como acompanhei a luta de vocês, sei que mais esta conquista pro Lucas é muito importante... Deus e Mãe do Céu estão com vocês sempre!

Mãe Mochileira,Filho Malinha disse...

NOssa,Ana.Fiquei morrendo de dó aqui.Não dos procedimentos,mas por td que ele passava antes da cirurgia.Graças a Deus deu tb certo e com certeza foi a melhor escolha que vcs fizeram.Espero que a qualidade de vida dele só melhore a cada dia,e com certeza vai!!
bjs em vcs e uma otima recuperação para o pqueno!!
bjão!

Chris Ferreira disse...

Oi Ana,
que bom que deu tudo certo e que seu filhote respira pelo nariz.
Muito bacana!
Que ele tenha uma recuperação cada dia melhor.
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

Mamãe do Matheus disse...

Oi Ana!
Que bom amiga receber o teu comentário lá no blog contando a sua experiência...tu não sabe o quanto é importante pra mim ouvir isso de outras mães.
Tô num momento que eu acho que só eu passo pelas coisas sabe?!#grávidadramática..rs*
Mas tudo vai ficar bem,tenho tentado me acalmar para poder entender mais o Matheus e conversar mais com ele sabe...
É um tempo de mudança para todos nós...
Fico feliz em saber que tudo aconteceu direitinho com a cirurgia do Lucas.
Super beijo para vcs e boa semaninha!
Danny e Matheus

Luma Rosa disse...

Não respirar direito é a pior coisa que existe!! Além das consequências que relatou no post, a baixa qualidade do sono, faz a criança não ter concentração durante o dia, acarretando prejuízo escolar. A criança fica irritadiça e sem energia, até mesmo para brincar. Vai ver como tudo vai melhorar agora!
Meu filho teve muitos problemas respiratórios e também ficou com o céu da boca (palato) alto e a arcada estreita. Não fez cirurgia para corrigir e sim um trabalho conjunto de ortodontia e fonoaudiologia.
Ana, agora relaxe um pouquinho e descanse!
Beijus,

Selma disse...

Oi Ana....que bom que deu tudo certo e filhote agora está com uma qualidade de vida melhor. Pedro também fez essa cirurgia há um ano e pra ele foi um divisor, livre de antibióticos, roncos e apnéias.

Apesar de atrasadíssima, parabéns pela festa do filhote, tudo lindo e ele feliz que é o mais importante.

Bjs.
Selma

Misturação - Ana Karla disse...

Ana, Aninha que situação delicada.
Até tomar a decisão certa que é ou não importante operar, a responsabilidade é grande.
Me preocupo mesmo é com a anestesia, mas bem orientada assim como você foi, dá pra ficar mais tranquila, né?
Muito bom saber que correu tudo bem e que o filhote respira bem. rs
Por que respirar bem pelo nariz é tudo de bom.

O meu mais novo fará uma cirurgia no próximo mês, nos pés.
Estou um pouco nervosa por causa da anestesia. Espero ter uma boa assistência e orientação como a sua.

Um xero grande pra vocês.

Ana Paula mãe da Sophia disse...

Ana querida, espero que seu filhote já esteja bem! com carinho, Ana

Carolina Rodrigues disse...

NOssa amiga que saudades eu tava do seu cantinho...Olha achei muito legal vc esta trocando essa experiencia e melhor ainda e saber que seu pequeno esta bem e com certeza novas mudancas viram para melhor.:)beijinhos estamos de volta!

Carolina Lima disse...

Eu sumi e voltei.
E parece agora que você está sumida... espero que tudo esteja bem! :)

Um excelente final de semana!

Abraços,
Carol :)
www.umblogsimples.com

Gisele Federizzi Barcellos disse...

Saudade de te ler! :)
Como está o Filhote?Bjos, gisele

Luma Rosa disse...

Amore, mande notícias para o lado de cá!! Como estão vocês?

ricardo rocha disse...

minha filha vai fazer a cirurgia amanhã dia 09 de outubro 2012 graça a DEUS não estava mais aguentando mais essa agonia da minha criança para dormir e respirar ela tem 6 anos muito saudável vai sentir um pouco é para o bem dela mas com pouco tempo ela estará fazendo suas bagunça kkk de novo .DEUS já abençoou vai ser uma cirurgia tranquila .fiz cirurgia no dia 17 09 recente ,fiz de adenoide e desvio de septo nasal estou sentindo bem de mais graça a DEUS.
não deixe suas crianças sofrerem busque soluções rápidas elas não merece sofrer procure seu medico e busque orientações um grade abç .

ricardo rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ricardo rocha disse...

olá boa noite ,ontem minha filhota fez a cirurgia ocorreu tudo bem graça a DEUS ,assim que ela saiu do bloco cirúrgico após algumas horas pude comprar sorvete e levar até o quarto para que ela tomasse ,sua recuperação está sendo excelente . assim que chegou em casa já queria fazer bagunça , más contive sua euforia. hoje 10/10/2012 ela está bem , alimentando de acordo que foi passado só alimento pastoso e bastante sorvete kkk ,nossa estou muito feliz de saber que agora minha filhota vai poder dormir bem já hoje eu senti sua respiração mais tranquila .há a garganta estava dolorida mas os remédios aliviou a dor o bom que está tendo uma cicatrização rápida, .está tomando todinho ,gelatina de montão .sorvete sopinha suquinho (não cítricos) ,então e isso ai tirei á agonia da minha pequena principalmente a noite durante seu sono .minha esposa tmb esta muito feliz .minha filhota entrou para o bloco cirúrgico 8:15 da manhã e saiu 10:05 da manhã ela foi para o apartamento ,o doutor liberou minha criança as 18:50 da noite ela estava ansiosa para voltar para casa para ver sua irmanzinha de 2 anos kkkkk. bom , então, é isso ai ,esse e meu relato para vcs .um grande abç .felicidades

Ana disse...

Ricardo Rocha, imensamente grata por seu relato!
E feliz por sua filha está bem!
Com certeza agora ela saberá o que é respirar!
Tudo bom para sua familia, Deus abenções vocês!
Abraços
Ana Maria

ricardo rrr disse...

nosso estou sentindo otimo depois da minha cirurgia . recomendo

ricardo rrr disse...

nossa estou sentindo otimo depois da minha cirurgia . recomendo

Maria Senra disse...

Eu li tudo com muito ânimo e esperança... Minha filha fará esta cirurgia mês que vem em janeiro de 2014. Espero q ela não tenha a tal reação de pós operatório, porque sou desesperada e minha mãe é bem pior...Minha filha é manhosa, não sei como vai ser pra q ela entre no centro cirúrgico sem mim ou sem minha mãe... Ler os relatos acima me ajudaram muito, agradeço a todos e prometo contar como tudo deu certo.

Ana disse...

Maria Senra que bom que pude ajudar de alguma forma.
Não se preocupa, a equipe médica vai estar preparada, eles sabem deixar a criança bem calma, conversam bastante até ela dormir.
O importante é manter a calma mesmo que por dentro a gente esteja explodindo. Rs
Vai dar tudo certo sim!
Beijos!

Marco Gomes disse...

Passamos pelo mesmo estresse, só que foram 2 cirurgias em nossa filhinha. Adenoidectomia com 2,5 anos e apenas 5 meses depois teve que se submeter à amigdalotomia, devido a tantas apneias que apresentava conforme mostro em meu blog http://amigdalaseadenoides.blogspot.com.br/
Obrigado por ajudar, pois há diversos pais aflitos neste momento com os mesmos problemas. Um abraço e fique com Deus.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Premium Wordpress Themes